VETERINÁRIA

TECARTERAPIA

VETERINÁRIA

TECARTERAPIA

A terapia Tecar utiliza a produção de calor endógeno para o tratamento de traumas e patologias musculoesqueléticas. O o calor gerado pelo movimento de cargas elétricas estimula processos reparadores e induz uma ação analgésica e anti-inflamatório. Ao contrário de outros métodos cujos efeitos são limitados à pele e à camada superficial do corpo, e os dispositivos TecarVet permitem a estimulação seletiva dos tecidos moles e osteoarticulares.

Por meio de peças de mão ou eletrodos, o Tecar leva a energia diretamente para a área tratada onde será produzida a ação terapêutica.
Esta terapia pode ser realizada de duas formas distintas, de acordo com as quais a transferência de energia e os efeitos biológicos serão completamente diferentes:

MÉTODO CAPACITIVO
Permite tratar os tecidos superficiais, focando a ação na pele, tecidos conjuntivos, circulação sanguínea e sistema linfático.
A corrente é aplicada ao corpo por meio de dois eletrodos: um eletrodo isolado (ativo) e um contra-eletrodo não isolado posicionado do lado oposto.
Dentro da área tratada, é gerado um movimento de cargas elétricas que se concentra principalmente nos tecidos da área abaixo do eletrodo ativo, onde ocorre a ação terapêutica mais intensa.

MÉTODO RESISTIVO
É realizado com um eletrodo não isolado e permite focar a ação da corrente nos tecidos mais resistentes às cargas elétricas, como tecidos ósseos, cartilagens, tendões, ligamentos, bandas aponeuróticas e tecidos fibróticos.
A técnica de tratamento utiliza dois eletrodos não isolados (eletrodo ativo e contra eletrodo).
A ação terapêutica ocorre entre os dois eletrodos, pois a passagem da corrente, que gera calor, percorre de forma homogênea ao longo desse canal.

EFEITO TERAPÊUTICO

Bioestimulante
A atividade bioestimulante promove a reparação e o metabolismo dos tecidos graças ao aumento da oferta de nutrientes e oxigênio, à modulação da proliferação e diferenciação celular, bem como à ativação das funções celulares.

Antiinflamatório e anti-edema
Os efeitos antiinflamatórios e anti-edematosos são expressos por meio da produção de calor profundo que favorece a vasodilatação, drenagem linfática e lavagem celular.

LINHA COMPLETA

LINHA VETERINÁRIA